Dormir é das mais importantes funções do nosso corpo e a Hästens – marca sueca das melhores camas do mundo – sabe disso. Descobrimos cinco alojamentos onde podemos ter noites de sono reparador.
Neste simpático turismo rural, entre as vinhas e com vista para a Serra de Arga, existe a suite Lusitano by Hästens, que presta tributo a esse exímio embaixador de Portugal no mundo, o cavalo Lusitano. Nesta suite com uma decoração alusiva ao mundo equestre está, como não podia deixar de ser – ora Hästens não significasse “cavalo” em sueco –, a cama Maranga, um dos muitos modelos das camas Hästens. À cama, juntam-se várias amenities que sobressaem na suite: a coluna de som Marshall para ouvir a playlist do Spotify criada para induzir o sono, o secador de cabelo Dyson, os eletrodomésticos SMEG, objetos de desejo que prometem manter-nos ocupados ao longo da estadia.
Porque, de acordo com Filipe Pimenta, o proprietário, produtor de vinhos e criador de cavalos, “a arquitetura do sono promovida pela Hästens diz-nos que a cama não muda a forma como dormimos, mas a forma como acordamos e vivemos”. E aqui vamos precisar dessa boa energia, para desfrutar do pequeno-almoço tomado na vinha, da gastronomia deliciosa da região, dos banhos noturnos no jacuzzi aquecido e da tranquilidade que Ponte de Lima oferece.
Inaugurou há menos de dois meses e já é um sucesso na cidade. O primeiro hotel do grupo Altis no Porto também apostou na saúde dos seus hóspedes. Além do restaurante Exuberante – que tem a preocupação de ter uma carta plant based focada nos ingredientes de melhor qualidade –, o hotel oferece programas de detox criados pela nutricionista Mafalda Rodrigues Almeida. Mas a cereja está no topo do bolo – ou melhor, no topo do edifício: as três penthouse suites, com vista direta sobre o Douro, todas elas equipadas com camas Maranga da Hästens, para garantir noites de descanso como bem merecemos. Duas das penthouse suites têm jacuzzi nas varandas, para uma experiência de relax total depois de usufruir dos tratamentos no Spa Mandalay.
Com abertura prevista para Fevereiro de 2025, no Kodawari, bem no centro histórico do Porto, vamos poder usufruir das melhores noites de sono em qualquer uma das 15 suites do hotel, todas com camas Maranga by Hästens. Este novo conceito hoteleiro nasce da expressão japonesa “Kodawari”, que pretende explicar a busca constante pela perfeição num determinado produto, serviço ou conceito e persegui-lo com paixão, resiliência e entrega. Neste caso, a perfeição atinge-se com noites de sono onde apenas o conforto e o descanso profundo importam. Da iluminação à aromaterapia, passando pelo menu de almofadas e pelos cobertores Blanky, tudo se conjuga para combater todo e qualquer distúrbio de sono.
Promover a economia local, faz parte do ADN da Kodawari. O facto de não incluir nos seus serviços a área de food & beverage foi criteriosamente pensada, para por um lado não concorrer com o comércio local e por outro, para incentivar os seus clientes a saírem e a experimentarem a oferta das cidades. O concierge digital permitirá total autonomia e controlo durante toda a estadia.
Bem junto ao Cabo da Roca, com o Atlântico aos pés, fica este pequeno boutique hotel, onde encontramos a Hästens Charm Experience. No maior e mais exclusivo quarto do Charm Nature, além da varanda e da banheira com vista para o melhor pôr-do-sol do planeta, temos uma lareira e uma incrível cama Maranga by Hästens que promete noites de sono verdadeiramente reparador, como se dormisse sobre uma nuvem.
A sustentabilidade é, à semelhança do que acontece na Hästens, uma preocupação constante. Os quartos são revestidos a cortiça para um melhor isolamento térmico e por todo o espaço sente-se a preocupação em reduzir a pegada de carbono. Se a cama e a vista não chegarem para nos convencer a ficar, a coluna de som Marshall, a máquina de café Nespresso, a Smart TV com as nossas apps de streaming favoritas, bem como as amenities Aqua di Parma dão uma ajuda.
Já sabíamos que o Craveiral é aquele lugar onde nos sentimos em casa, fora de casa. Onde nos recebem bem e nos deixamos estar. Onde há sempre alguma coisa para fazer, mesmo que seja não fazer nada. Onde respiramos com calma, abrimos as janelas e deixamos o sossego entrar. Em plena Costa Alentejana, perto da Zambujeira do Mar, aqui podemos optar entre a Casa do Quinteiro WeWood e a Casa do Caseiro. Tanto numa como na outra, temos, nas suites principais, camas Marquis by Hästens, eletrodomésticos SMEG, decks exteriores, móveis da linha WeWood, uma banheira em cortiça Nupsa, chuveiro de jatos, uma pequena biblioteca e acesso a uma piscina privada. O tempo, aqui, passa lentamente, como só acontece no Alentejo.












