É util? Para quem o vai comprar, sem dúvida. Para a maioria de nós, é uma forma de sonhar com o mais recente supercarro da Ferrari, o F80. Já configurou o seu?
Mas nem tudo é estética no F80
Certo. Acalmem-se os puristas dos motores. O configurador é apenas um detalhe (divertido) deste supercarro. O F80 representa o auge da tecnologia e do desempenho da Ferrari. Limitado a apenas 799 exemplares, o motor híbrido V6 de 1200 cavalos de potência faz deste F80 o carro de estrada mais potente da marca, até hoje.
Toda a arquitetura do F80 foi projetada para obter o máximo desempenho. Desde o chassis de fibra de carbono até a aerodinâmica, não esquecendo a nova suspensão ativa (uma das jóias da coroa deste modelo, desenhada de raiz para o mesmo), nunca antes houve uma abordagem tão extrema num carro homologado. No entanto, este desportivo também privilegia o conforto na condução. O cockpit, de forma cónica, garante aerodinâmica, leveza e performance ao condutor e, em simultâneo, espaço para o passageiro (sim, leu bem, um só. Porque, inspirado nos carros de corrida, o F80 é, definitivamente, um carro feito para um passageiro único, embora venha definido como “1+”. Ou seja, condutor e passageiro opcional).
A escolha do motor foi feita de acordo com os seus supercarros antecessores (o GTO e o F40) e com a tendência tecnológica atual no automobilismo. Enquanto o GTO e o F40 eram equipados com um V8 turboalimentado porque os carros de Fórmula 1 da época usavam motores turbo nos anos 80, hoje, tanto na Fórmula 1 quanto no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), os motores V6 turboalimentados são usados em combinação com um sistema híbrido de 800V. Portanto, a transferência dessa arquitetura para o F80 foi natural, especialmente depois de o 499P ganhar o título das 24 Horas de Le Mans duas vezes seguidas.
Mas a segurança não poderia ser descurada e, como o objetivo deste lançamento era também maximizar a sua usabilidade mesmo que fora do contexto mais orientado para o desempenho, o F80 vem equipado com os principais sistemas ADAS de assistência ao condutor: cruise control adaptativo com função Stop&Go; travagem automática de emergência; aviso de saída de faixa de rodagem; assistência à manutenção de faixa de rodagem; luzes automáticas; reconhecimento de sinais de trânsito; e aviso de atenção e sonolência do condutor. Embora, convenhamos: quem vai ter sono ao volante deste menino?













