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Início»Estilo»Crise criativa na moda? O entra e sai nos gigantes do luxo
Estilo

Crise criativa na moda? O entra e sai nos gigantes do luxo

Rita Iberico NogueiraDe Rita Iberico NogueiraMarço 7, 2025
Crise criativa na moda
Crise criativa na moda
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A demissão de Sabato De Sarno da Gucci marcou mais um capítulo turbulento na indústria. A saída aconteceu logo após a despedida de Kim Jones da linha masculina da Dior. Que instabilidade é esta?

Os resultados financeiros da Gucci foram um dos principais fatores para a saída abrupta de Sabato De Sarno da direção criativa da casa de moda italiana. A marca viu as suas receitas caírem 26% no terceiro trimestre de 2024, para 1,6 milhões de euros, um declínio alarmante para uma das mais lucrativas casas do conglomerado Kering. O desempenho abaixo do esperado reflete uma tendência preocupante na moda: o público não se identifica com as novas propostas criativas, e a estratégia de retorno à essencialidade parece não ter conquistado os consumidores.

A Kering enfrenta dificuldades para reverter a desaceleração do crescimento, especialmente em comparação com a rival LVMH, que tem conseguido manter um posicionamento mais estável, embora a Dior, parte do império LVMH, também tenha sofrido uma baixa significativa com a saída de Kim Jones, cuja passagem pela marca, à frente da direção criativa da Dior Men, foi marcada por um equilíbrio entre streetwear e alta-costura, mantendo a Dior relevante junto a um público mais jovem.

Mas a revolução não se limita à Gucci e à Dior. Recentemente, diretores criativos de grandes casas de moda foram substituídos. Por exemplo? Na Chanel, Virginie Viard, a sucessora de Lagerfeld, foi substituída por Matthieu Blazy, que deixou a italiana Bottega Veneta. A estreia de Matthieu Blazy à frente da Chanel será em outubro, na Semana da Moda de Paris. Com a saída de Blazy, a Bottega apostou em Louise Trotter, ex-Lacoste e ex-Joseph. Na Celine, por sua vez, Hedi Slimane foi substituído por Michael Rider, que regressa a casa após uma curta passagem pela Ralph Lauren. Na Lanvin, Bruno Sialelli despede-se para dar lugar a Peter Copping, que já passou por casas como Christian Lacroix, Louis Vuitton e Oscar de la Renta. Alberta Ferretti também se afasta da casa a que dá o nome, sendo substituída por Lorenzo Serafini, que apresenta a sua coleção de estreia em março. Mês onde iremos conhecer a primeira coleção de Haider Ackermann para a Tom Ford. Ackermann substitui Peter Hawkings, que esteve 18 anos à frente da marca.

Crise criativa na moda

O fator China e a mudança de paradigma

Um dos desafios mais evidentes é a volatilidade do mercado chinês, que tem sido um motor de crescimento para a indústria do luxo na última década. Com um consumidor cada vez mais cauteloso e um ambiente económico incerto, as grandes casas estão tendo dificuldades em manter as vendas. A desaceleração do turismo chinês na Europa também reduziu o volume de compras presenciais nas capitais da moda, como Paris e Milão.

A moda vive um momento de transição, e um dos aspetos mais discutidos é a mudança de paradigma na direção criativa. Nos últimos anos, o mercado apostou em designers visionários para revitalizar as marcas. O exemplo mais emblemático foi Alessandro Michele, cujo maximalismo colorido impulsionou a italiana Gucci para um sucesso estrondoso. No entanto, esse modelo de aposta em criadores autorais pode estar a chegar ao fim.

Os conglomerados de luxo parecem agora preferir estratégias mais comerciais e menos dependentes de um génio criativo. A abordagem pragmática de De Sarno, por exemplo, era focada em peças básicas e vendáveis, mas não conseguiu gerar o mesmo desejo que caracterizou a Gucci na era Michele. Da mesma forma, Kim Jones, conhecido pelo seu talento em colaborações e reinvenção do streetwear de luxo, também enfrenta o desgaste de uma fórmula que pode estar a perder impacto.

Com tantas mudanças a acontecer num curto espaço de tempo, é possível que a indústria esteja a entrar numa nova era. O desafio para os gigantes do luxo é encontrar um equilíbrio entre criatividade e estratégia comercial sem perder a identidade. A sustentação das marcas pode depender de um novo modelo de liderança criativa, possivelmente mais colaborativo, e de uma abordagem diferente às dinâmicas de mercado.

A próxima grande questão é: quem assumirá as posições vagas na Gucci e na Dior? E conseguirão estas mudanças estabilizar a moda destas casas num momento de tanta incerteza global?

Crise criativa na moda

Crise arrasta também CEO da moda

A dança das cadeiras não afeta apenas os diretores criativos, mas também as estruturas de gestão. A Salvatore Ferragamo, por exemplo, acaba de anunciar a saída do seu CEO, Marco Gobbetti, dois anos antes do fim do contrato, numa fase em que a fabricante italiana de calçado e artigos em pele combate a quebra nas vendas. Quando Gobbetti chegou à Ferragamo, vindo da britânica Burberry (e anteriormente da Celine e da Givenchy), prometeu duplicar as vendas para 2,2 mil milhões de euros até 2027, mas este objetivo tornou-se difícil de atingir. No mês passado, a empresa revelou que as vendas de 2024 caíram 8,2%, uma vez que a marca foi apanhada nas malhas da crise que se faz sentir na indústria da moda. Durante o seu mandato, as ações da casa perderam cerca de dois terços do seu valor. A saída de Gobbetti, a 6 de março, foi por mútuo acordo, segundo revelou a empresa em comunicado. Até a nomeação de um novo CEO, o presidente Leonardo Ferragamo assegura a liderança da empresa florentina.
Criador e CEO: Tom Ford e Domenico De Sole
Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti
Yves Saint Laureant e Pierre Bergé
Marc Jacobs e Robert Duffy

CEO precisam-se

Algumas das casas de moda mais icónicas do século passado foram marcadas não só pelos talentos inegáveis dos génios criativos, mas pelas mentes empresariais por detrás deles. Yves Saint Laurent teve Pierre Bergé, Valentino Garavani teve Giancarlo Giammetti, Tom Ford teve Domenico De Sole, Marc Jacobs teve Robert Duffy. Duplas imbatíveis em que à liberdade criativa dos designers se juntava o esforço comercial e a visão estratégica destes gestores, que ajudaram a intermediar acordos com grossistas e investidores, a colocar coleções em produção e produtos no mercado. Na última década, no entanto, o papel do CEO-designer tornou-se evasivo e muitas vezes nebuloso. Grandes casas de moda e luxo perderam os seus executivos de topo. Veja-se o caso do grupo Richemont, que viu sair Jérôme Lambert, o responsável pela digitalização do grupo nos últimos anos. Também Marco Gobetti, o CEO da Burberry, deixou a marca britânica ao fim de seis anos. E a liderança do grupo Lanvin também mudou no início de 2025, com a saída de Eric Chan. Muitos jovens designers adiaram a contratação de um parceiro para comandar o lado comercial. Agora é frequente ouvirmos da boca dos designers emergentes a afirmação orgulhosa de que construíram as suas marcas sozinhos: sem parceiro de negócios, apenas com a ajuda da internet, das redes sociais e de outras plataformas de venda. Esta capacidade de voar sozinho é, de facto, admirável. Mas, seja por restrições orçamentais e de sustentabilidade empresarial, seja por quaisquer outros motivos, a verdade é que atualmente os designers trazem sobre os ombros todo o peso da carga operacional das marcas. Será este foco dividido entre o negócio e a arte o culpado da crise de criatividade de que muitos designers estão a ser acusados?
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