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Início»Motores»E = MCPURA: a fórmula da performance italiana
Motores

E = MCPURA: a fórmula da performance italiana

Rita Iberico NogueiraDe Rita Iberico NogueiraJulho 17, 2025
MCPURA
MCPURA é, na sua essência, uma equação emocional. Um novo capítulo na linhagem dos superdesportivos italianos que privilegiam a condução como experiência sensorial.
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O novo Maserati MCPURA, nas versões Pura e Cielo, reinterpreta o superdesportivo como um manifesto sensorial: potência, leveza, artesanato e emoção, tudo ao volante.

A energia não se vê, mas sente-se. No Maserati MCPURA, sente-se ao abrir uma porta em asa e encontrar um cockpit moldado em fibra de carbono. Sente-se ao pressionar o botão Start e ouvir o motor Nettuno despertar com um timbre só seu — entre o rugido e o sussurro. E, sobretudo, sente-se ao conduzir: um diálogo direto entre máquina e instinto, sem filtros nem floreios.
O nome não é acaso. MCPURA é, na sua essência, uma equação emocional. Um novo capítulo na linhagem dos superdesportivos italianos que privilegiam a condução como experiência sensorial, mas também uma homenagem à leveza, ao silêncio aerodinâmico e ao detalhe feito à mão.

A arte da leveza

Com menos de 1500 kg na versão coupé e 1560 kg no descapotável Cielo, o MCPURA atinge uma relação peso-potência de 2,33 kg/CV. Isto traduz-se numa aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos — com todo o conforto de um gran turismo. O segredo está na utilização generosa de fibra de carbono, que não só reduz o peso como permite formas mais livres e aerodinâmicas. O resultado é uma silhueta que conjuga escultura e função, performance e elegância.

MCPURA
Com as portas estilo “butterfly” abertas, o Maserati MCPURA Pura exibe o seu caráter escultural — uma fusão entre herança italiana e engenharia contemporânea.
MCPURA
O perfil do Maserati MCPURA Pura revela proporções atléticas e uma aerodinâmica depurada, pensada para cortar o ar com elegância.
MCPURA
A traseira do MCPURA Pura combina potência e precisão, com escapes duplos e difusor em fibra de carbono — desempenho com assinatura italiana.
MCPURA
Detalhe do emblema MCPURA na versão coupé. Uma assinatura discreta que condensa performance e design em traço fino.
MCPURA
O tridente da Maserati reafirma a identidade da marca num momento de pura intensidade visual.

Dois céus, o mesmo coração

Pura ou Cielo, ambas as versões partilham o motor V6 Nettuno — 3.0 litros, 630 CV, torque de 730 Nm — com tecnologia de pré-câmara derivada da Fórmula 1. A diferença está na forma como se vive a experiência: a versão Cielo, equipada com um teto retrátil em vidro eletrocromático, transforma-se ao toque de um botão. Com o vidro opaco, a sensação é de cockpit. Com o vidro transparente, é céu sem limites. Com o teto recolhido, torna-se liberdade total.
Abrir uma das portas tipo borboleta é entrar num espaço pensado com rigor. A Alcantara domina o interior — bancos, volante, painéis — com acabamentos a laser e um toque que remete tanto para o conforto como para a aderência. O novo volante, com design inspirado na competição, inclui botões de ignição e Launch Control integrados. Tudo aqui tem uma razão de ser — e nenhuma é o acaso.

Personalização com assinatura

No lançamento no Festival de Goodwood, a Maserati apresentou o modelo com a cor Ai Aqua Rainbow — um azul iridescente que reage ao sol com reflexos prismáticos. É uma das dezenas de possibilidades do programa Fuoriserie, que permite criar versões verdadeiramente únicas: interiores a dois tons, acabamentos em fibra de carbono, aplicações em magenta, grafismos a laser. Um superdesportivo não tem de ser igual ao dos outros.

MCPURA
O volante do MCPURA é uma extensão do instinto de condução. Com comandos integrados e patilhas em fibra de carbono, tudo está ao alcance da ponta dos dedos.
MCPURA
Jantes de corte escultural e travões carbocerâmicos com pinças personalizadas — precisão milimétrica que se traduz em desempenho sem compromisso. Versão MCPURA Pura.
MCPURA
Bancos desportivos da versão coupé, com padrão técnico em contraste e apoio lateral reforçado: conforto e controlo, mesmo nos limites.
MCPURA
No interior da versão descapotável MCPURA Cielo, o ambiente é mais leve e claro — uma combinação de couro perfurado e apontamentos em azul celeste que homenageiam o céu aberto.

Modos à medida do condutor

WET, GT, SPORT, CORSA e ESC OFF: o MCPURA adapta-se ao traço de cada condutor, à estrada, à meteorologia ou ao humor. Cada modo altera a resposta do motor, o som do escape, a firmeza da suspensão. No modo CORSA, a experiência atinge o seu expoente: máximo impulso, válvulas sempre abertas e possibilidade de ativar o Launch Control. Uma pista em linha reta nunca pareceu tão curta.
Opcionalmente, o MCPURA pode ser equipado com sistema Sonus Faber de 12 colunas, com 695W de potência e engenharia acústica premiada. É o equivalente auditivo à aceleração em modo SPORT: claro, imersivo, visceral.
Ainda não foram divulgados os preços oficiais do MCPURA para o mercado português. O configurador da Maserati já reconhece o modelo, mas os valores deverão ser anunciados mais perto do lançamento comercial, previsto para o último trimestre de 2025. Até lá, resta antecipar o prazer — e, talvez, começar a desenhar o exemplar à medida através do programa Fuoriserie.

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