As grandes casas de moda estão a apostar na intersecção entre a alta-costura e a alta-gastronomia, criando restaurantes e cafés que refletem o seu ADN de luxo e exclusividade. Vamos conhecê-los?
O fenómeno, não sendo novo, tem vindo a ganhar força, com novas inaugurações em cidades como Paris, Milão e Nova Iorque. Recentemente, esta última, testemunhou a inauguração de três grandes espaços: o novo Armani/Ristorante na Madison Avenue, o Le Café Louis Vuitton na 5ª Avenida e a renovação do Blue Box Café da Tiffany’s. Além disso, há rumores de que a Prada pode estar prestes a abrir um restaurante no Soho, fortalecendo ainda mais a presença das casas de moda na gastronomia.
A abertura de restaurantes e cafés por marcas de luxo faz parte de uma estratégia mais ampla de expansão para o lifestyle. Estas marcas estão a investir na criação de espaços que traduzem a sua identidade de forma tangível e experiencial, permitindo que os consumidores interajam com o universo da marca para além das roupas e acessórios. Além de experiências imersivas de luxo, estes espaços tornaram-se também destinos virais nas redes sociais, onde a estética e a exclusividade geram engagement instantâneo.
Estas iniciativas permitem às marcas atingir um público mais vasto. Se um cliente não pode investir milhares de euros numa carteira de marca, pode, no entanto, pagar um valor acessível (embora inflacionado) por um café com o logótipo da marca ou uma sobremesa inspirada no ADN da maison. Esta abordagem cria novos pontos de contacto com consumidores aspiracionais, que se envolvem emocionalmente com a marca, aumentando a sua fidelização.
Novos hábitos de consumo
Outro fator que contribui para a fusão entre moda e gastronomia é a alteração dos hábitos dos consumidores. Hoje, as pessoas estão a investir mais em experiências, bem-estar e hospitalidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 49% do dinheiro gasto em alimentação destina-se a refeições fora de casa. Assim, transformar espaços de retalho com baixo desempenho em locais de hospitalidade torna-se uma iniciativa atraente para as marcas que procuram posicionar-se como marcas de estilo de vida.
A Geração Z como impulsionadora da tendência
Onde podemos experienciar esta tendência?




Inaugurado em novembro de 2024, este café é uma extensão da alma da Louis Vuitton, com um design maximalista e parcerias com nomes como o empresário de restauração Stephen Starr e o chef Christophe Bellanca. O menu inclui pequeno-almoço, almoço e snacks, destacando-se pela sua apresentação exclusiva — cappuccinos com etiquetas de bagagem estampadas e sobremesas decoradas com o monograma da marca. Encontramos também criações sofisticadas, como o soufflé de vieiras com caviar e champanhe beurre blanc e o Le Croque ‘Louis Paris’ com presunto branco, comté e trufa negra.



Depois de uma renovação brilhante em 2023, o icónico Blue Box Café, localizado no 4º andar da flagship store da Tiffany’s em Nova Iorque, reabriu com uma parceria com o chef Daniel Boulud. A decoração é integralmente no tom de azul Tiffany’s, uma marca registada, e o menu — com pequeno-almoço/brunch, almoço e chá da tarde — serve clássicos americanos feitos com ingredientes regionais. O pequeno-almoço Breakfast at Tiffany’s (68 dólares) inclui croissants, fruta, bagel de salmão fumado, ovos mexidos com espargos, tosta de abacate, waffles, chá e café; e o chá da tarde Tiffany’s Tea (98 dólares), com uma seleção exclusiva de chás, finger food e doces, são os ex-libris.



O restaurante Ralph Lauren é um dos espaços gastronómicos mais exclusivos da cidade. Com uma estética clássica inspirada no universo equestre da marca, o Polo Bar oferece pratos sofisticados, como o icónico Polo Bar Burger e cocktails num ambiente de luxo discreto.



O mais recente empreendimento gastronómico de Giorgio Armani abriu em dezembro passado na Madison Avenue, em Nova Iorque. Inspirado no design de um iate de luxo, o espaço oferece uma experiência gastronómica italiana refinada. O chef executivo Antonio d’Angelo trouxe pratos tradicionais com um toque contemporâneo, incluindo o cannelloni genovês cozinhado lentamente durante seis horas, um dos pratos preferidos de Giorgio Armani. Este restaurante vem juntar-se a outros 23 espaços, entre cafés, restaurantes e bares, que a marca Armani tem espalhados pelo mundo.







Com um ambiente elegante e sofisticado, o Dior Café é um dos espaços mais instagramáveis do momento. Localizado em cidades como Miami e Seul, este café combina o universo da marca com uma experiência gastronómica exclusiva, oferecendo desde café de assinatura até pastelaria requintada, tudo servido num espaço decorado com o icónico toile de Jouy da Dior.







