O Guelra tem um novo conceito e agora é um dois em um. No piso térreo, oferece uma cozinha mais acessível ao almoço; no First Floor dedica-se ao fine dining. Sempre com o mar como inspiração.
Bem no coração de Belém, o Guelra original (aberto em setembro de 2023) transformou-se recentemente em dois restaurantes distintos: o Guelra Ocean to Table, no piso térreo, com uma convidativa esplanada, que serve almoços de comida de conforto em que a estrela é a montra de peixe fresco da nossa costa; e o Guelra First Floor, mais sofisticado e com um serviço diferenciado, que só serve jantares com a opção de menu de degustação ou à carta. Foi neste último que o chef Gonçalo Gonçalves — sob a direção do grupo QriarFood, que detém também o restaurante O Frade, e O Frade Mercado Time Out — concentrou todos os seus skills e é deste novo conceito que aqui vamos falar.
Este espaço exclusivo e intimista é dedicado a quem busca uma experiência de fine dining focada no mar e nas influências que a navegação portuguesa deixou no mundo, particularmente no Japão — nestes primeiros meses, uma vez que o chef conta mudar a carta entre três a quatro vezes ao ano, para se inspirar em outros destinos e influências gastronómicas. A decoração moderna e elegante do primeiro andar é um reflexo da calma das ondas, com luz suave que evoca a tranquilidade do oceano. Cada refeição aqui é um banquete sensorial.
“No Guelra First Floor queremos que os clientes embarquem na nossa viagem gastronómica, que reflete a antiga história das transações comerciais entre Portugal e o Japão, história que começou com um desvio de uma embarcação chinesa, onde tripulavam três portugueses. Esse desvio foi feito por um pirata japonês, que apelidou os portugueses de ‘Nanban’, palavra na altura usada para designar os povos do sudeste asiático. Muitas foram as trocas de influências entre as culturas, que vão para além das religiosas, políticas e que se estendem também à gastronomia, e nesta nova carta podem provar a reinterpretação do chef Gonçalo dessas mesmas influências”, explica Sérgio Frade, proprietário e CEO do grupo QriarFood.
O menu de degustação (60 euros por pessoa sem bebidas, ou 95 euros com pairing de vinhos nacionais), a grande estrela do Guelra First Floor, servido apenas ao jantar, oferece sete momentos de magia culinária. A cada prato, embarcamos numa travessia entre Portugal e o Japão, onde as técnicas tradicionais se fundem com sabores exóticos. O dashi da semana, o ramen de lula e o peixe do dia com espumante e sake são apenas algumas das surpresas que celebram esta fusão de culturas. A cada garfada, o mar faz-se presente, seja pela delicadeza dos ingredientes ou pela inventividade dos pratos. Não deixe de experimentar, no couvert, a broa com alga noori, feita em exclusivo para o restaurante, uma especialidade a que não conseguimos resistir.
Para quem busca uma experiência ainda mais exclusiva, o pairing de vinhos nacionais é a companhia perfeita para os pratos inovadores do chef. As opções de vinhos, que incluem vinhos a copo, entre os quais vinhos de talha e da Borgonha de produção própria, complementam as texturas e os sabores dos pratos, elevando a experiência a um nível superior.
O Guelra First Floor é uma verdadeira experiência imersiva, onde a gastronomia vai além da refeição, transformando-se numa descoberta cultural. A cada prato, somos convidados a saborear a modernidade da cozinha do chef Gonçalo, em que o mar é a alma da experiência, uma aventura de sabores marítimos que convida à exploração.
Guelra First Floor
Morada: Rua de Belém, 35 – Lisboa
Reservas: +351 939 002 081
De segunda a domingo, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h30













