A muito esperada Gala do Guia MICHELIN Portugal 2025 está marcada para 25 de Fevereiro na Alfândega do Porto. Nessa altura ficaremos a conhecer os novos restaurantes estrelados do ano.
Para já, desta gala que promete ser um tributo à excelência culinária da região do Porto e Norte de Portugal, um enclave reconhecido pela sua riqueza gastronómica e cultural, sabemos que foram escolhidos nove chefs de renome portugueses para criarem o menu servido nessa noite. A liderar a equipa estarão os chefs Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, duas estrelas MICHELIN), Ricardo Costa (The Yeatman, duas estrelas MICHELIN) e Vítor Matos (Antiqvvm, duas estrelas MICHELIN), que atuarão enquanto coordenadores do evento. Os restantes seis membros do grupo, com uma estrela MICHELIN cada, são António Loureiro (A Cozinha), Vasco Coelho dos Santos (Euskalduna Studio), Óscar Geadas (G Pousada), Julien Montbabut (Le Monument), Pedro Lemos (Pedro Lemos) e Arnaldo Azevedo (Vila Foz).
Esta equipa reflete a diversidade e a criatividade da gastronomia portuguesa, realçando o valor dos produtos locais através de técnicas inovadoras, e de narrativas culinárias que ligam tradição e inovação. As suas propostas destacam-se pela capacidade para reinterpretar ingredientes autóctones, cativando os sentidos e evocando o rico património cultural do país. Cada prato será uma experiência única, que celebra tanto as raízes como as novas perspetivas que definem a cozinha portuguesa atual.
Debates, red carpet e muita animação
Já a apresentação da gala estará a cargo da moderadora Marta Leite Castro. Com mais de vinte anos de experiência em televisão – com programas como Network Negócios, Marcas com História, e Pitch, que apresenta atualmente na CNN Portugal, no currículo – a apresentadora emprestará o seu carisma e profissionalismo à noite que celebra o melhor da cozinha portuguesa.
A passadeira vermelha da Gala conta ainda com a presença de Juliana Penteado, reconhecida chef pasteleira e jurada do Masterchef Portugal, que irá de receber os convidados. Proprietária da conhecida Juliana Penteado Pastry, em Lisboa, combina técnicas clássicas francesas com ingredientes locais e sazonais, sendo uma embaixadora da riqueza cultural portuguesa. A sua abordagem inovadora e o seu compromisso com a excelência tornaram-na numa referência, tanto na pastelaria contemporânea, como no panorama gastronómico internacional.
Mais novidades foram ainda anunciadas na conferência de imprensa que teve lugar esta manhã em Bragança, Trás-os-Montes, uma zona do país que combina história, tradição e gastronomia. Ficámos a saber que a animação da Gala estará a cargo dos Expresso Transatlântico, grupo composto por Gaspar Varela, Sebastião Varela e Rafael Matos, que tecem uma ponte sonora entre a tradição portuguesa e as influências globais, tendo a guitarra portuguesa como eixo central das suas composições. A sua participação na Gala promete adicionar um toque evocativo e autêntico a uma noite dedicada à celebração da criatividade e da excelência. Só falta mesmo sabermos quem são os vencedores das estrelas. Mas isso fica para Fevereiro.







