Fechar Menu
Fora de SérieFora de Série
  • Início
  • Luxo
    • Casas
    • Indústria
    • Tendências
  • Evasões
    • Alojamentos
    • Destinos
  • Estilo
    • Acessórios
    • Moda
    • Tecnologia
  • Beleza
    • Bem-Estar
    • Cabelo
    • Perfumaria
    • Tratamentos
  • Relógios
  • Prazeres
    • Bebidas
    • Gastronomia
  • Motores
  • Jóias
  • Pessoas
    • Num Instante
    • Opinião
  • Artes

Subscreva a Newsletter

uma newsletter dedicada ao luxo, às marcas de excelência e às experiências mais exclusivas.

As Últimas
Dubai, o destino

Dubai, o destino que nunca deixa de surpreender

Novembro 11, 2025
Suíça

A Suíça em estado líquido: um legado para o futuro

Novembro 10, 2025
Alpes

Porque os Alpes se tornaram o mercado-âncora do imobiliário de luxo

Novembro 10, 2025
Facebook Instagram
Facebook Instagram
Fora de SérieFora de Série
SUBSCREVER
  • Luxo
    1. Casas
    2. Indústria
    3. Tendências
    4. Ver Todas
    Alpes

    Porque os Alpes se tornaram o mercado-âncora do imobiliário de luxo

    Novembro 10, 2025
    Comporta

    Knight Frank confirma: Comporta entre os cinco destinos emergentes do mundo

    Outubro 9, 2025
    americanos

    Quando o sonho americano encontra o estilo de vida português

    Outubro 8, 2025
    Freedom

    Freedom, a reabilitação que dá nova vida à habitação

    Outubro 2, 2025
    Gucci

    Francesca Bellettini assume o comando da Gucci

    Setembro 18, 2025
    Luxo

    Tempestade ou transição? O setor do luxo em 2025

    Julho 3, 2025
    Kering

    Kering abre novo capítulo com Luca de Meo ao leme

    Junho 16, 2025
    Jonathan Anderson

    Jonathan Anderson assume todas as linhas da Dior – e faz história

    Junho 2, 2025
    Luxo

    Luxo moderno ou a arte de manter relevância

    Outubro 15, 2025
    Hermèstories

    Hermèstories e além: o luxo como espetáculo

    Outubro 3, 2025
    França

    França entre o império do luxo e o peso fiscal

    Setembro 26, 2025
    Le Pied à Terre

    Le Pied à Terre e o luxo de se instalar sem preocupações

    Agosto 22, 2025
    Alpes

    Porque os Alpes se tornaram o mercado-âncora do imobiliário de luxo

    Novembro 10, 2025
    Luxo

    Luxo moderno ou a arte de manter relevância

    Outubro 15, 2025
    Comporta

    Knight Frank confirma: Comporta entre os cinco destinos emergentes do mundo

    Outubro 9, 2025
    americanos

    Quando o sonho americano encontra o estilo de vida português

    Outubro 8, 2025
  • Evasões
    1. Alojamentos
    2. Destinos
    Em Destaque
    Dubai

    Entre o ritmo frenético e o silêncio (uma jornada de wellness no Dubai)

    Abril 11, 2025 Destinos
    Recente
    Dubai, o destino

    Dubai, o destino que nunca deixa de surpreender

    Novembro 11, 2025
    Suíça

    A Suíça em estado líquido: um legado para o futuro

    Novembro 10, 2025
    AlmaLusa Comporta

    AlmaLusa Comporta, o luxo que se vive devagar

    Outubro 18, 2025
  • Estilo
    1. Acessórios
    2. Moda
    3. Tecnologia
    4. Ver Todas
    Takashi Murakami

    Entre o Grand Palais e o imaginário japonês, a Louis Vuitton celebra Murakami em grande escala

    Novembro 7, 2025
    My Pliage Signature

    My Pliage Signature, a arte de tornar único o intemporal

    Novembro 7, 2025
    Maray

    Personalizar é o novo luxo: a proposta da Maray para este Natal

    Novembro 6, 2025
    Maison Nespresso

    Design e rituais na nova Maison Nespresso

    Outubro 24, 2025
    Eleventy

    No coração da Avenida, a Eleventy devolve vida ao antigo Diário de Notícias

    Outubro 29, 2025
    Intimissimi

    A leveza de ser: Margarida Corceiro veste a nova caxemira da Intimissimi

    Outubro 27, 2025
    The Feeting Room

    Da curadoria à criação: o caminho da The Feeting Room

    Outubro 22, 2025
    Dior Chanel

    Jonathan Anderson e Matthieu Blazy reescrevem a história da Dior e da Chanel

    Outubro 17, 2025
    Samsung Galaxy XR

    Samsung apresenta o futuro — e cabe na cabeça

    Novembro 2, 2025
    Loewe Leo

    Loewe Leo – o som que viaja connosco

    Outubro 23, 2025
    Samsung

    Tecnologia que se veste de desejo (testámos os novos dobráveis da Samsung)

    Outubro 5, 2025
    ASUS

    Tecnologia perfumada: ASUS lança rato que transforma o trabalho em experiência sensorial

    Outubro 1, 2025
    Takashi Murakami

    Entre o Grand Palais e o imaginário japonês, a Louis Vuitton celebra Murakami em grande escala

    Novembro 7, 2025
    My Pliage Signature

    My Pliage Signature, a arte de tornar único o intemporal

    Novembro 7, 2025
    Maray

    Personalizar é o novo luxo: a proposta da Maray para este Natal

    Novembro 6, 2025
    Samsung Galaxy XR

    Samsung apresenta o futuro — e cabe na cabeça

    Novembro 2, 2025
  • Beleza
    1. Bem-Estar
    2. Cabelo
    3. Perfumaria
    4. Tratamentos
    Em Destaque
    Baptiste Bouygues é perfumista e co-fundador da Ormaie, marca de alta perfumaria que, em Portugal, se vende na Fragrance Room da Fashion Clinic

    Embarcámos numa viagem sensorial com a Ormaie

    Fevereiro 6, 2025 Perfumaria
    Recente
    Penha Longa Spa

    Penha Longa Spa celebra 20 anos com um novo refúgio sensorial

    Novembro 3, 2025
    Alessandro Gualtieri

    Alessandro Gualtieri, o nariz que cultiva o corpo como um jardim

    Outubro 22, 2025
    Granado

    Granado: 155 anos de história, fragrâncias e alma brasileira

    Outubro 14, 2025
  • Relógios
    Marcolino

    O Porto brilha com a Marcolino: 140 mil luzes e um século de história

    Novembro 7, 2025
    Senna

    TAG Heuer Formula 1 x Senna, o espírito do campeão

    Novembro 4, 2025
    Maurice Lacroix

    Your Time Is Now: meio século de reinvenção Maurice Lacroix

    Outubro 31, 2025
    Rolex Land-Dweller

    Land-Dweller confirma a paciência de um gigante

    Outubro 26, 2025
    Santos de Cartier

    Cartier renova o mito do Santos

    Outubro 20, 2025
  • Prazeres
    1. Bebidas
    2. Gastronomia
    3. Ver Todas
    The Macallan

    Entre o carvalho e o xerez, a nova estética da The Macallan

    Novembro 9, 2025
    Red Frog 10 anos

    Red Frog celebra uma década de cocktails e jazz

    Novembro 1, 2025
    Douro

    O Douro em estado de graça

    Outubro 30, 2025
    Nespresso Pumpkin Spice Latte by Mafalda Sena

    Outono em chávena: o novo Pumpkin Spice Latte by Mafalda Sena

    Outubro 29, 2025
    Cervejaria Liberdade

    Cervejaria Liberdade: um clássico lisboeta renasce com sabor a mar

    Outubro 29, 2025
    Octant Douro

    Festival Octant transforma o Douro num palco de sentidos

    Outubro 21, 2025
    Sublime

    Encontros Sublimes: o Douro à mesa da Comporta

    Outubro 8, 2025
    Fismuler

    De Madrid a Barcelona e agora Lisboa: a cozinha de Nino Redruello no novo Fismuler

    Outubro 1, 2025
    The Macallan

    Entre o carvalho e o xerez, a nova estética da The Macallan

    Novembro 9, 2025
    Red Frog 10 anos

    Red Frog celebra uma década de cocktails e jazz

    Novembro 1, 2025
    Douro

    O Douro em estado de graça

    Outubro 30, 2025
    Cervejaria Liberdade

    Cervejaria Liberdade: um clássico lisboeta renasce com sabor a mar

    Outubro 29, 2025
  • Motores
    Formula 1

    Dentro do cockpit das grandes histórias da Formula 1

    Novembro 8, 2025
    Cullinan Cosmos

    Cullinan Cosmos, o Rolls-Royce que traz a Via Láctea para dentro de um SUV

    Setembro 29, 2025
    Carros Voadores

    Os céus em disputa: o futuro (ainda incerto) dos carros voadores

    Setembro 22, 2025
    Volvo EX30 Cross Cowntry

    Volvo EX30 Cross Country: luxo elétrico com espírito de aventura

    Setembro 18, 2025
    BMW iX3

    iX3, o novo elétrico que coloca a BMW no jogo da inteligência automóvel

    Setembro 12, 2025
  • Jóias
    Louvre

    Sete minutos no Louvre: o golpe que feriu a História

    Outubro 21, 2025
    Akillis

    Caroline Gaspard e o futuro disruptivo da Akillis

    Outubro 2, 2025
    Chopard Ice Cube

    Chopard Ice Cube: quando a luz se transforma em arquitetura

    Setembro 26, 2025
    Fabergé

    Dos salões dos Romanov ao gestor de startups: a nova era da Fabergé

    Agosto 23, 2025
    Unike

    Entre filhos e diamantes – a coleção que a Unike criou para eternizar o que mais importa

    Junho 14, 2025
  • Pessoas
    1. Num Instante
    2. Opinião
    Em Destaque
    Luxo - Mónica Seabra-Mendes

    Gestão do luxo, uma escola de paciência, visão e coragem

    Abril 3, 2025 Opinião
    Recente
    Luxo

    Luxo moderno ou a arte de manter relevância

    Outubro 15, 2025
    Perfume

    O perfume e o silêncio do poder

    Outubro 10, 2025
    Terrenos

    Poderá o investimento em terrenos ser a solução para a crise da habitação portuguesa?

    Setembro 30, 2025
  • Artes
    Takashi Murakami

    Entre o Grand Palais e o imaginário japonês, a Louis Vuitton celebra Murakami em grande escala

    Novembro 7, 2025
    Leilão Cabral Moncada

    O legado de João Esteves de Oliveira vai a leilão

    Novembro 6, 2025
    Feira de Outono

    Entre o passado e o agora, chega a nova edição da Feira de Outono

    Outubro 28, 2025
    Hermèstories

    Hermèstories e além: o luxo como espetáculo

    Outubro 3, 2025
    Nina Beier

    Nina Beier estreia-se em Portugal com Goods, na Albuquerque Foundation

    Setembro 27, 2025
Fora de SérieFora de Série
  • Início
  • Luxo
  • Evasões
  • Estilo
  • Beleza
  • Relógios
  • Prazeres
  • Motores
  • Jóias
  • Pessoas
  • Artes
Início»Pessoas»Opinião»O luxo num mundo global
Mundo Global
Margarida Correia
Opinião

O luxo num mundo global

Rita Iberico NogueiraDe Rita Iberico NogueiraMarço 11, 2025
Partilhar:
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp E-mail

Margarida Correia, CEO da Amorim Fashion, dá uma lição de história da moda que ajuda a explicar o que se está a passar com as grandes casas de moda.

A instabilidade nas grandes casas de moda internacionais reflete as profundas transformações que um mercado de capitais global impõe a setores outrora marcados por tradições seculares e uma aura quase mítica de exclusividade. Num contexto em que o luxo — até há pouco tempo um elemento escasso, de difícil acesso e reservado a uma elite que possuía não só o conhecimento necessário para decifrar os seus códigos, mas também os meios para o adquirir — se vê hoje pressionado de forma cada vez mais implacável, é necessário refletir nas implicações que isso tem no futuro da indústria.
luxo-galeria
Margarida Correia é CEO da Amorim Fashion.
Historicamente, o conceito de luxo estava intimamente ligado ao artesão e à sua competência técnica. Luxo implicava uma relação direta entre uma pessoa que produzia, e a peça que era produzida. O objeto em si era luxo, sem necessidade de uma história por trás. Esta relação artesão-objeto criava uma escassez natural que garantia que o produto permanecesse reservado a poucos, que conseguiam simultaneamente reconhecer o seu valor e ter acesso a ele. Com a Revolução Industrial, especialmente a partir do século XIX, a ligação artesão-objeto desaparece, e com ela a escassez natural. A capacidade de fabricar em escala cria uma indústria do luxo, que mais do que depender do valor do objeto — qual é o valor de um objeto que pode ser produzido praticamente sem qualquer restrição? — depende do sentimento que esse objeto suscita, da relação emocional com a marca. A Segunda Guerra Mundial marcou um ponto de inflexão não só na geopolítica mundial como forma de estruturação das sociedades. O período do pós-guerra e posteriormente do fim da guerra fria assistiu ao crescimento da influência do EUA (um país do novo mundo) e do bloco comunista, com destaque para a URSS e a China (países que tinham destruído os seus velhos mundos). Nestes países, onde os códigos sociais estavam a construir-se/reconstruir-se, temos o crescimento exponencial da classe média, que passa a ter poder de compra. Os antigos marcadores de diferenciação social, como a classe, a religião ou a raça, são progressivamente substituídos por marcadores económicos.
luxo-galeria

O luxo deixa de ser uma coisa que uma pessoa tem, e passa a ser algo que nos define como pessoas. E é preciso mostrar essa nova pessoa ao mundo: bem-vindo à logomania.

A viragem dos anos 90 assinala assim o início de (mais) uma nova era do mundo do luxo. Numa altura em que tudo parecia possível, as pessoas estão ansiosas por reencontrar-se na nova ordem social, e os novos mercados de capitais ansiosos por monetizar esse apetite.

Negócios tradicionais transformam-se verdadeiros impérios globais. Surgem nesta altura os grandes grupos de luxo como a LVMH, a Kering e a Richemont, todas elas empresas públicas.

A partir deste momento, o luxo passa a ser sujeito à dinâmica dos mercados de capitais. A indústria recebe o forte investimento no setor e entrega tudo aquilo que era esperado, crescendo anualmente 6% durante mais de quatro décadas.

Mas o crescimento exponencial tem efeitos imprevisíveis. De repente, todos podem ter tudo, em todo o lado, a qualquer momento. Neste ambiente de capacidade de produção infinita, a exclusividade só pode ser conseguida através de elementos artificiais de escassez e, naturalmente, do preço. E esse é o caminho fácil: entre 2019-2023 o aumento dos preços representou mais de 80% do crescimento da indústria durante este período. (The State of Fashion, da McKinsey, Jan 2025).

E aqui surge a principal contradição do setor, que continua por resolver: como conciliar o volume do mass market exigido pelos mercados com a exclusividade do luxo?

Hoje, a instabilidade geopolítica impacta novamente a indústria, e o crescimento dos próximos anos não se antevê risonho. No nosso mundo global instável, o consumidor está cansado de produtos e marcas que deixaram de entregar qualidade, inovação ou diferenciação, e que são apenas “caras”.

E num ambiente em que os mercados são todo-poderosos, existe zero tolerância para resultados menos bons, o que torna praticamente impossível para as marcas investir numa visão de futuro e arriscar. As grandes casas de luxo continuam, uma e outra vez, a repetir a mesma receita que tanto sucesso trouxe à indústria, mas que hoje parece já gasta. Assim, quando as marcas não cumprem as expectativas de crescimento, em vez de repensarem fundamentalmente a sua relação com o consumidor e seu propósito na sociedade, estas marcas optam pelo caminho fácil de reestruturar as equipas criativas, numa aborrecida troca de cadeiras.

No momento em que este artigo é escrito, e apenas nos tempos mais recentes, Sabato De Sarno saiu da Gucci, Maria Grazia Chiuri em breve sairá da Dior, Sarah Burton deixou a McQueen para ir para a Givenchy, Alessandro Michele está na Valentino a repetir a sua receita de moda, e o mesmo com Hedi Slimane que saiu da Saint Laurent para a Celine. Mais do mesmo.

luxo-galeria
A Chanel é um exemplo de marca que se consegue conservar fiel à sua essência e continuar a inovar.

Apesar dos desafios, continuam a existir marcas que se conseguem conservar fiéis à sua essência e continuar a inovar. É o caso dos gigantes Chanel e Hermès, que mantêm uma estrutura acionista privada que lhes permite adotar uma estratégia de longo prazo, continuando a ser referências incontornáveis no mundo do luxo.

Para além destas, novas marcas independentes mostram que é possível responder a um nicho de clientes que valoriza a originalidade e a exclusividade. Estas marcas — como Lemaire, Casablanca, Baziszt, ou Zankov — investem numa estratégia que coloca o design, a narrativa e a ligação emocional com o consumidor no centro da sua oferta.

Curiosamente, em todos estes casos de sucesso vemos um regresso ao artesão, ao feito à mão, ao impossível escalar. E estamos a assistir ao fechar de um círculo, onde é novamente é isso que tem valor: o tempo e perícia que aquele objeto exigiu, a forma como o usamos para identificarmos a nossa tribo, o privilégio que é ter uma peça única.

Num mundo em constante transformação, onde a globalização e a digitalização redefinem as regras de consumo, estes casos mostram que continua a existir espaço para a verdadeira inovação e para a manutenção de um legado que valoriza a qualidade e a verdadeira exclusividade, e que tem no seu âmago a criação de relações afetivas com um objeto e a sua história.

Em todos estes casos de sucesso, como a Chanel ou a Hermés, vemos um regresso ao artesão, ao feito à mão, ao privilégio que é ter uma peça única.

Fora de Série Opinião FS
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram
Partilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp E-mail
Notícia AnteriorMoët & Chandon x Pharrell Williams: um brinde à celebração
Próxima Notícia Portugal em grande estilo: o roteiro exclusivo que conquistou um influenciador global

Notícias Relacionadas

Luxo

Luxo moderno ou a arte de manter relevância

Outubro 15, 2025
Perfume

O perfume e o silêncio do poder

Outubro 10, 2025
Terrenos

Poderá o investimento em terrenos ser a solução para a crise da habitação portuguesa?

Setembro 30, 2025
Gracinha Viterbo

Gracinha Viterbo: Quando tudo começa a parecer igual

Agosto 6, 2025
Escolha do Editor
Dubai, o destino

Dubai, o destino que nunca deixa de surpreender

Novembro 11, 2025
Suíça

A Suíça em estado líquido: um legado para o futuro

Novembro 10, 2025
Alpes

Porque os Alpes se tornaram o mercado-âncora do imobiliário de luxo

Novembro 10, 2025
The Macallan

Entre o carvalho e o xerez, a nova estética da The Macallan

Novembro 9, 2025

Subscreva a Newsletter

uma newsletter dedicada ao luxo, às marcas de excelência e às experiências mais exclusivas.

O seu registo não pôde ser validado.
Foi registado com sucesso.
  • Facebook
  • Instagram
Não Deixe de Ler...
Dubai, o destino Destinos

Dubai, o destino que nunca deixa de surpreender

Novembro 11, 2025 Destinos

Entre hotéis icónicos, experiências futuristas e restaurantes estrelados, o Dubai confirma-se como um destino em…

Suíça

A Suíça em estado líquido: um legado para o futuro

Novembro 10, 2025
Alpes

Porque os Alpes se tornaram o mercado-âncora do imobiliário de luxo

Novembro 10, 2025
The Macallan

Entre o carvalho e o xerez, a nova estética da The Macallan

Novembro 9, 2025
Publicidade
Fora de Série
Sobre Nós
Sobre Nós

A sua fonte de notícias sobre luxo, as marcas de excelência e às experiências mais exclusivas.

Email: geral@foradeserie.pt

Facebook Instagram
As Últimas
Dubai, o destino

Dubai, o destino que nunca deixa de surpreender

Novembro 11, 2025
Suíça

A Suíça em estado líquido: um legado para o futuro

Novembro 10, 2025
Alpes

Porque os Alpes se tornaram o mercado-âncora do imobiliário de luxo

Novembro 10, 2025
Sobre
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
Facebook Instagram
© 2025 Fora de Série | Designed by MM Design.

Escreva acima e prima Enter para pesquisar. Prima Esc para cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Para continuarmos a oferecer conteúdo gratuito, contamos com a ajuda da publicidade. Por favor, considere desativar o seu bloqueador de anúncios.