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Início»Relógios»270 anos depois, o tempo continua a ser da Vacheron Constantin
Relógios

270 anos depois, o tempo continua a ser da Vacheron Constantin

Rita Iberico NogueiraDe Rita Iberico NogueiraJulho 4, 2025
Vacheron Constantin
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A mais antiga manufatura relojoeira em produção contínua assinala quase três séculos de existência com uma exposição itinerante — e com uma visão que não vive de nostalgia. Conversámos com Christian Selmoni, Diretor de Estilo e Património da Vacheron Constantin, sobre herança, inovação e os relógios que melhor contam a história da maison.

No mundo da relojoaria, poucas casas podem reclamar uma linhagem tão longa — e tão coerente — como a Vacheron Constantin. Fundada em 1755, em Genebra, a manufatura atravessou séculos sem nunca interromper a produção, um feito que sustenta o seu estatuto como referência entre conhecedores. Em 2025, celebra 270 anos com uma exposição que é tanto um gesto de memória como uma afirmação de futuro.
“The Quest”, nome dado à mostra itinerante que passou por Lisboa, reflete a filosofia da casa tal como foi formulada numa carta escrita por François Constantin ao seu sócio, em 1819: “Fazer melhor, se for possível — e isso é sempre possível.” É esta mesma convicção que se encontra nos relógios apresentados ao longo dos anos, muitos deles reunidos nesta exposição que passou pelo Palácio de Tancos e, depois, pela boutique da marca na Avenida da Liberdade.
Foi no primeiro cenário que Christian Selmoni recebeu a Fora de Série. Diretor de Estilo e Património da Vacheron Constantin, Selmoni conhece como poucos os bastidores técnicos, estéticos e históricos da marca. E recusa olhar para os 270 anos como um exercício de pura nostalgia. “Ser uma marca com 270 anos é algo de que se pode ter orgulho. Mas o mais interessante é que sobrevivemos. Sobrevivemos às guerras, às crises. O que me fascina na Vacheron é que nunca deixou de produzir peças preciosas, mesmo nos momentos mais difíceis”.

“The Quest”, em imagens: os relógios que contam a história

Vacheron Constantin
Relógio de bolso com decoração floral e serpente (c. 1830–1850) Peça de exceção da relojoaria decorativa, com caixa em ouro ornamentada com esmalte, pedras preciosas e uma serpente central. Exemplo notável da arte aplicada à relojoaria no século XIX.
Vacheron Constantin
Relógio de bolso esmaltado azul com motivo floral (século XIX) Exemplar raro de relojoaria decorativa com esmalte azul translúcido e bouquet de flores em ouro gravado. Uma celebração da arte dos esmaltes grand feu, típica das peças de prestígio do século XIX.
Vacheron Constantin
Relógio de bolso com guilloché floral e diamantes (século XIX) A perfeição do trabalho em guilloché e o detalhe na incrustação de diamantes fazem desta peça um exemplo raro de relojoaria ornamental com motivos florais em prata.
Vacheron Constantin
Relógio de bolso esmaltado com pássaro e caixa vermelha (final do século XIX) Exemplar raro com decoração inspirada na arte japonesa e esmalte policromado sobre fundo vermelho. Reflete o fascínio europeu pelas artes orientais no final do século XIX.
Vacheron Constantin
Vacheron & Constantin Pocket Watch (século XIX) Um dos modelos históricos com mostrador em esmalte branco, numerais árabes e assinatura original “Vacheron & Constantin”. Símbolo da produção contínua da maison desde 1755.
Vacheron Constantin
Relógio de bolso com tampa, ponteiros ornamentados (início do século XX) Peça clássica da Vacheron & Constantin com submostrador de segundos às 6h, numerais árabes e ponteiros decorativos tipo “filigrana”. A tampa protege o mostrador, conferindo elegância e funcionalidade.
Vacheron Constantin
Vacheron Constantin Pocket Watch com tampa (início do século XX) Relógio de bolso com tampa protetora, mostrador com submostrador de segundos às 6h e assinatura “Vacheron & Constantin”. Uma peça clássica da era pré-quartz.
Vacheron Constantin
Vacheron Constantin Triple Calendar com Moonphase (décadas de 1940–1950) Um dos modelos mais cobiçados pelos colecionadores: calendário completo com fases da lua e mostrador em tom prateado. Elegância funcional em caixa de ouro amarelo.
Vacheron Constantin
Vacheron Constantin Chronograph em ouro rosa (décadas de 1940–1950) Cronógrafo vintage com mostrador em tom champanhe e escalas telemétrica e taquimétrica. Um exemplo de precisão e equilíbrio estético no pós-guerra.
Vacheron Constantin
Vacheron Constantin Prestige de la France (1972) Símbolo do espírito irreverente dos anos 70, com caixa quadrada em ouro amarelo e bracelete integrada. Uma peça andrógina e disruptiva que Selmoni associa ao glamour de David Bowie e Yves Saint Laurent.
Vacheron Constantin
Vacheron Constantin Malte Tourbillon com reserva de marcha (anos 2000) Com mostrador guilloché em tom prata, indicador de reserva de marcha às 12h e turbilhão visível às 6h, este modelo em platina da linha Malte é uma afirmação de mestria relojoeira e equilíbrio visual. A complicação do turbilhão, concebida para compensar os efeitos da gravidade, torna-se aqui o ponto focal da peça — tanto do ponto de vista técnico como artístico.
Vacheron Constantin
Vacheron Constantin Métiers d’Art Tribute to Great Explorers – Vasco da Gama (edição limitada) Peça da coleção Métiers d’Art que homenageia os grandes navegadores da história. Este modelo mostra, em esmalte, um mapa estilizado das rotas de Vasco da Gama. Técnica de pintura em miniatura e horas saltantes.
Vacheron Constantin
Vacheron Constantin Métiers d’Art Les Aérostiers – Paris 1783 Homenagem à primeira ascensão tripulada num balão de ar quente, esta edição da coleção Métiers d’Art exibe o balão dos irmãos Montgolfier em gravura dourada, sobre um mostrador em esmalte translúcido vermelho e técnicas tradicionais de guilloché.

O tempo como matéria-prima

Ao revisitar os principais marcos da história da maison, Selmoni vê uma qualidade rara: a capacidade de captar o espírito do tempo, sem ceder à moda do momento. “Sempre houve uma certa habilidade em captar o air du temps. Penso, por exemplo, nos anos 20. Depois da Primeira Guerra Mundial, houve uma década de extravagância e emancipação. A Vacheron respondeu com o American 1921, que para mim tem o espírito de Josephine Baker. Era criativo, fora da caixa”.
Mais do que replicar o passado, a missão de Selmoni passa por o interpretar. Desde 2017, acumula o cargo de Diretor de Património com a função de alimentar criativamente os designers da casa, mergulhando nos arquivos, bebendo da sua vasta história. “Não se trata de copiar. Trata-se de inspiração. Às vezes, é um mostrador, outras uma ponte ou um detalhe que nos desafia. A herança deve ser matéria viva”.

Vacheron Constantin
Vacheron Constantin Ref. 4261 Minute Repeater (1940s)
Vacheron Constantin
Repetição de minutos com caixa em platina e asas em forma de lágrima — uma das peças favoritas de Christian Selmoni.
Vacheron Constantin
Extremamente rara, combina complicação sonora com uma elegância despojada.

Convidado a escolher um só relógio para contar a história da Vacheron Constantin, Selmoni hesita. Mas acaba por revelar o seu eleito: “É assustador escolher só um. Mas, para mim, seria a referência 4261. Parece simples, mas é uma repetição de minutos dos anos 1940, com movimento incrivelmente fino, caixa de 36 mm com asas ‘teardrop’ e um mostrador delicado. É clássico, mas surpreendente”.
Este modelo ilustra bem o que para Selmoni define o estilo da marca: “os nossos relógios são clássicos, no sentido de transcenderem as tendências. São elegantes, refinados e sofisticados. Às vezes, a sofisticação está na complexidade do mecanismo. Outras vezes, na simplicidade extrema.”
Entre os contemporâneos, confessa admiração pelo Patrimony de corda manual:
“Encapsula tudo aquilo que somos. É intemporal, sofisticado na sua simplicidade, discreto”.

Entre as décadas e os séculos

Na longa história da casa, há marcos que não se esquecem. Selmoni recorda os 250 anos, celebrados em 2005, como um momento de viragem. “Foi aí que a marca mostrou vitalidade como nunca, com peças como o Tour de l’Île, um relógio de dupla face e grande complicação que, na altura, era o mais complexo de sempre. Foi um trampolim para tudo o que veio depois.”
Mas há também episódios menos conhecidos que revelam o carácter pioneiro da maison: “Em 1889, fizemos o nosso primeiro relógio de pulso. Era para senhora. Na altura, os homens desprezavam os relógios de pulso — eram vistos como frágeis, acessórios femininos. Mas a verdade é que as senhoras foram as early adopters. Foram elas que nos mostraram o caminho.”
Outro exemplo dessa escuta atenta ao tempo é o Prestige de la France, criado nos anos 70: “É um relógio andrógino, com uma forma disruptiva, que reflete o espírito glam rock da época — David Bowie, Saint Laurent, a revolução visual. Uma peça que não era nem masculina nem feminina. Era o tempo a falar connosco”.

Vacheron Constantin
Christian Selmoni, Diretor de Estilo e Património da Vacheron Constantin Figura incontornável da maison suiça, Christian Selmoni combina um profundo conhecimento da história da marca com um papel ativo no desenvolvimento estético dos novos modelos. Aqui fotografado com um Patrimony de corda manual — a sua escolha pessoal para uso diário.

O luxo contra o tempo digital

Num mundo dominado por ecrãs e atualizações constantes, Selmoni acredita que a Vacheron Constantin oferece um contraponto: “os nossos relógios são analógicos, mecânicos, feitos à mão. São objetos preciosos não apenas pelo valor dos materiais, mas porque não envelhecem como a tecnologia. Recebemos regularmente peças do século XIX no nosso atelier de restauro — continuam a funcionar. Basta uma revisão”.
E é precisamente isso que mais surpreende as novas gerações, diz o Diretor de Estilo e Património: “descobrir que um objeto tão preciso, tão funcional e tão bonito é feito inteiramente à mão, sem software, apenas com talento, espanta muita gente. E depois há o facto de o podermos usar no pulso, como uma obra viva”.

E daqui a 270 anos?

Questionado, em tom de brincadeira, sobre o que esperar para os 2700 anos da marca, Selmoni ri. “Estamos a trabalhar para isso. Quem sabe? Um dia lá chegamos”. Para já, os 270 são mais do que uma efeméride. São um lembrete: o tempo não é apenas o que se mede — é aquilo que se faz com ele.
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